Tia Leonora ...cenoura

Este cantinho faço para deixar a todos os meus amigos a alegria de poder ser chamada de tia...professora...fessôra. Aqui coloco meu mundinho e meus pequenos, atividades,novidades,construindo um mundo no meio de papéis e tesouras e muita vontade de ensinar e aprender com eles. Quem ama ensinar, ajuda a enxergar mais longe. O lúdico caminha com a realidade e os sonhos serão possíveis se a arte de educar tocar aos corações.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sociólogos e sua contribuíção ao futuro da Educação

Quem foi Max Weber




   Weber é considerado, junto com Karl Marx e Émile Durkheim, um dos fundadores da sociologia e dos estudos comparados sobre cultura e religião, disciplinas às quais deu um impulso decisivo. A sua abordagem diferia da de Marx, que utilizou o materialismo dialético como método para explicar a evolução histórica das relações de produção e das forças produtivas. Contrastava igualmente com as propostas de Durkheim, que considerava ser a religião a chave para entender as relações entre o indivíduo e a sociedade. Para Weber, o núcleo da análise social consistia na interdependência entre religião, economia e sociedade. No seu conhecido ensaio A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1904-1905), Weber expunha por que haviam surgido no âmbito ocidental, e só aí, fenômenos culturais que iriam assumir um significado e uma validade universais. O protestantismo e, especialmente, o calvinismo haviam estabelecido as bases do sucesso econômico, da racionalização da sociedade ocidental e, por último, do desenvolvimento do capitalismo. Tudo isso a partir de conceitos como a ética da renúncia ao instinto (ascese interior) e o desencanto ante o mundo. Weber também procurou uma ética econômica das religiões que, com exceção do Islã, seria baseada em raciocínios histórico-empíricos (Ensaios para uma Sociologia da Religião, 1920-1921). Nas suas obras publicadas postumamente, Economia e Sociedade (1922) e Ensaios sobre Economia (1922), Weber estabeleceu as bases metodológicas para a análise da economia e da sociedade. O autor defendia que a investigação sociológica só era possível devido a uma multiplicidade de casos individuais, a partir do delineamento de modelos empíricos de análise, revelando-se este método decisivo nos estudos de cultura comparada. A sua concepção de uma sociologia abrangente partia do conceito de conduta social, segundo o qual a Ciência devia explicar o fenômeno social a partir da investigação do comportamento subjetivo, que vincula o indivíduo a seus atos. A investigação, independentemente de qualquer premissa ética, seria baseada nos interesses e nos juízos subjetivos do ser humano. Weber foi professor em Berlim (1893), Friburgo (1894-1897), Heidelberg (1897-1903), Viena (1918) e Munique (1919-1920). Em 1891, foi um dos fundadores da Federação Pan-Germanista, adquirindo notoriedade em 1895 com o seu discurso de posse na Universidade de Friburgo, no qual se declarou a favor do imperialismo. Em 1896, afastou-se da Associação e fundou, juntamente com Friedrich Naumann, a União Social Liberal. Em 1918, foi um dos fundadores do Partido Democrático Alemão (DDP), exercendo notável influência na redação da Constituição de Weimar.




  Quem foi Émile Durkheim


    Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal (região de Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris, capital francesa, em 15 de novembro de 1917. É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna. 
   Viveu numa família muito religiosa, pois seu pai era um rabino. Porém, não seguiu o caminho da família, optando por uma vida secular. Desde jovem, foi um opositor da educação religiosa e defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento.Em boa parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais. 

Aos 21 anos de idade, Durkheim foi estudar na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure) e passou a dedicar-se ao mundo intelectual. Formou-se em
Filosofia, no ano de 1882. Cinco anos após sua formatura, foi trabalhar na Universidade de Burdeos como professor de pedagogia e ciência social. Neste período, começaram seus estudos sobre sociologia. Principais aspectos da teoria sociológica de Durkheim :
· Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais;
· A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais;
· As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem;
· A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura);
· Divisão do trabalho social: numa sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos.
Principais obras: 
- A divisão do trabalho social (1893)
- As regras do método sociológico (1895)
- O suicídio (1897)
- A 
educação moral (1902)
- As formas elementares da vida religiosa (1912)
- Lições de Sociologia (1912)




     Quem foi Karl Marx


   Karl Heinrch Marx , filósofo e economista alemão , nasceu em Trier ( atual Alemanha Ocidental ) a 5 de maio de 1818 . Estudou na Universidade de Berlim , interessando-se principalmente pelas idéias do filósofo Hegel . Formou-se pela Universidade de Iena em 1841.Em 1842 assumiu o cargo de redator – chefe do jornal alemão Gazeta Renana , editado em colônia onde tinha a postura de um liberal radical.Ele queria descobrir a causa dos conflitos de classes provocadas pela revolução Industrial e o meio de os resolver .Algumas influências no desenvolvimento do pensamento de Marx : leitura crítica da filosofia de Hegel ( método dialético ) , contato com o pensamento socialista francês e inglês . ( uma transformação social total ) No ano de 1843 transferiu-se para Paris . Lá conheceu Engels , um radical alemão de quem se tornaria amigo íntimo e com quem escreveria vários ensaios e livros .Sua doutrina ,a revolução tinha de se realizar não só na França e na Inglaterra , mas em todo mundo civilizado ( universal ) .De 1845 a 1848 viveu em Bruxelas , onde participou de organizações clandestinas de operário e exilados .Em 1847 redigiu com Engels O Manifesto Comunista , da teoria que , mais tarde ,seria chamada de marxismo. No Manifesto Marx convoca o proletariado à a luta pelo socialismo . Em 1848 , quando eclodiu o movimento revolucionário em vários países europeus , Marx voltou para Alemanha .Em 1864 Marx fundou , a Associação Internacional dos Trabalhadores , depois chamada Primeira Internacional dos Trabalhadores com o objetivo de organizar a conquista do poder pelo proletariado em todo o mundo . Em 1867 publicou o 1º volume de sua obra mais importante,O Capital livro,em que faz uma crítica ao capitalismo e a sociedade burguesa .Marx é o principal idealizador do socialismo e do comunismo revolucionário . O marxismo – conjunto das idéias político – filosóficas de Marx – propunha a derrubada da classe dominante , a burguesia , através de uma revolução do proletariado . Marx criticava o capitalismo e seu sistema de livre empresa que , segundo ele, pelas contradições econômicas internas , levaria a classe operária à miséria . Propunha uma sociedade na qual os meios de produção fossem de toda a coletividade .
  



domingo, 10 de outubro de 2010

Adolescentes e jovens

 Adolescência e juventude, sinônimo de expressão e rebeldia .


  Podemos observar que com o passar dos anos muitas pessoas deixaram seus exemplos e sua história gravada na memória e em relatos para aqueles que ainda viriam ou virão. Para se tornar claro sua revolta ou posição contrária a opiniões já previamente formada por nossos pais , avós e por todo um grupo chamado sociedade.
  Fica claro algumas opiniões e maneira de pensar no estilo de se vestir, falar, cantar e ouvir, a isso chamamos a atenção para grupos diferentes que vão se formando e acabam defendendo seu jeito de ser e de pensar, sabemos que nascemos em uma família e nela recebemos uma educação, costumes, regras.opiniões, religiões , o que chamamos de cultura. Mas nem sempre seguimos essa cultura recebida e passamos a defender nossos próprios conceitos.
   Algumas mudanças são difíceis e requer determinação, pois você acaba criando um conflito social  e isso tem um preço, aceitação, compreensão,respeito e mesmo chamar para uma reflexão onde se avalia se isso é bom ou ruim, se vai causar um dano e levar outros a sofrerem o mesmo ou não.




Imagem-de-James-Dean-e-Janis-Joplin


James Dean e Janis Joplin, exemplos de diferentes formas de rebeldia assumida pelas juventudes 
dos anos 1950 e 1960. Do jovem que rejeita os padrões dos adultos e abandona sua casa
para dançar ao som do rock and roll de Elvis Presley, passamos para o alucinado
mundo do “sexo, drogas e rock and roll” dos hippies e da contracultura.



   Nesse caso, como nós podemos avaliar isso hoje em nossos tempos, gostar da música e saber usá-la com protesto em suas letras e como busca de um espaço melhor ou mesmo por mudanças sociais, por um mundo melhor e mais justo, acho que é válido, mas experimentar algo que pode viciar e mudar seu comportamento para negativo, criando barreiras para crescer e se fazer respeitado, deve ser algo avaliado, antes de experimentar. Temos aquela expressão...E só uma brincadeira...isso me deixa mais feliz e com mais coragem e auto-estima...isso me deixa a sensação de poder...isso sei controlar...sei a hora de começar e de parar.
    Falando em drogas, nunca ouvi dizer que era ruim, deve ser mesmo algo gostoso se não não teríamos tantos viciados, mas ruim é a necessidade da mesma e a dependência que ela causa e a sensação de frustração que deve dar quando não se tem meios de adquiri-la e seu organismo pede desesperadamente para que coloque um pouco mais. Aí vem a mudança de comportamento, a solidão, o medo, e até mesmo fazer coisas que jamais esteve nas regras de sua educação que seus pais tanto fizeram questão de tornar prioridades.
   


   Buscar mudanças em um Pais e no futuro de todos


     Jovens são revolucionários quando querem seus direitos respeitados e procuram se informar e quer cobrar aquilo que é seu de direito adquirido mas que não está sendo respeitado.Composição: Renato Russo/ Fê Lemos) 

Quando nascemos fomos programados 
A receber o que vocês 
Nos empurraram com os enlatados 
Dos U.S.A., de nove as seis. 

Desde pequenos nós comemos lixo 
Comercial e industrial 
Mas agora chegou nossa vez 
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês 

Somos os filhos da revolução 
Somos burgueses sem religião 
Somos o futuro da nação 
Geração Coca-Cola 

Depois de 20 anos na escola 
Não é difícil aprender 
Todas as manhas do seu jogo sujo 
Não é assim que tem que ser 

Vamos fazer nosso dever de casa 
E aí então vocês vão ver 
Suas crianças derrubando reis 
Fazer comédia no cinema com as suas leis 

Somos os filhos da revolução 
Somos burgueses sem religião 
Somos o futuro da nação 
Geração Coca-Cola 
Geração Coca-Cola 
Geração Coca-Cola 
Geração Coca-Cola
 

E foi com esse tipo de letra que essas bandas fizeram e ainda fazem sucesso entre os jovens. Onde todos têm o sonho de fazer a revolução, de mudar a realidade do mundo. Hoje, existem muitos grupos de referência mundial, que fazem sucesso com suas letras de protesto, como a estadunidense Green Day com a música “American Idiot” (Idiota Americano) que manifesta sua oposição à presença militar dos EUA no Iraque: 

Não quero ser um idiota americano. 
Uma nação governada pela mídia. 
Informações da idade da histeria. 
Está chamando um idiota americano. 
Bem-vindo a um novo tipo de tensão. 
Por toda a “alien-nação”, 
Onde tudo não é feito para ser certo. 
A televisão sonha com amanhã. 
Nós não somos o que pretendemos seguir. 
E isso é o suficiente para discutir.
 



  
Brasil de nosso amanhã


Imagem-de-Caras-Pintadas-e-Che-Guevara

O movimento dos Caras Pintadas no Brasil e Che Guevara e seu sonho da revolução socialista
embalaram os movimentos da juventude contra as injustiças e desmandos da política
tradicional em diferentes períodos. Sem perder a ternura (e a irreverência) em nenhum momento...





Brasil mostra sua cara




Brasil mostra sua cara

Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...
Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha...
Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...
Não me convidaram
Pra essa festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...
Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer "sim, sim"
Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...
Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair...
Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...(2x)
Confia em mim
Brasil!!







Imagem-de-Kurt-Cobain-e-Cazuza

Kurt Cobain (do Nirvana) e Cazuza representaram a intensidade e a vibração dos jovens
em busca de libertação e prazer total. Pagaram com a angústia e o sofrimento da Aids
o desrespeito aos limites da humanidade ao morrerem ainda muito jovens de forma trágica.



Essa fase nem precisamos comentar, a música fala bem e mais começamos a vivenciar a luta de nos conscientizar de que estávamos diante de um novo desafio da medicina, e mais de que tínhamos que nos cuidar e usar os métodos de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e nesse caso da Aids, trabalhar a não discriminação e preconceito. 

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A educação um ato de amor e motivo de uma troca de aprendizagem.

                                           PROJETO INTEGRADOR

“O PAPEL POLÍTICO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR FRENTE À REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA”.

                                                                        Juiz de Fora
11 de setembro de 2010


 Introdução
    
       A educação se faz em qualquer lugar, mesmo em lugares menos favoráveis e muitas vezes encontramos professores despreparados para lidar com o desenvolvimento de alguns alunos.
     Um ponto que me chamou atenção foi educar através da poesia, da música, da realidade de cada um, falando de suas tristezas, Terra, sonhos, dificuldade, o que se usado de maneira correta por todos os professores serviria de incentivo a outros alunos e ter apoiando seu desenvolvimento. Dando assim apoio a mais um poeta nascido em terras longínquas e em meio á falta de estrutura, á músicos e tantas outras profissões e carreiras futuras. Usando assim a pluralidade, a interdisciplinaridade e fazendo assim seu papel político pedagógico e educador.
 A educação vence as dificuldades com na história do Maestro Mozart Vieira, desde criança os sons já fazia parte de sua vida e lembra quando criança conversando com um garoto de mais ou menos sua idade, ele conseguia ouvir nos sons emitidos pelos pássaros, córrego, vento nas folhas, cigarras e até o barulho de um coco caindo da árvore se tornava música aos seus ouvidos
            Uma das coisas que me chamou bastante atenção foi ver aqueles meninos do nordeste falar de compositores famosos e mesmo falar de seus nomes com muita familiaridade em uma entrevista cedida á Geneton Morais Neto, 1993. A música tinha seu papel social.
            A música tinha o poder de desenvolver o intelecto e a autocrítica.
 (Orquestra dos meninos)

Foi feito uma pesquisa em 13 cidades do Piauí são convidadas a debater sobre a escola no Brasil, para que serve e qual seu propósito na aprendizagem.
            Houve comentários de pontos negativos da educação, que são pontos reflexivos.
           * ”A educação deve ser da pré-alfabetização até a universidade, mas que ele a tem visto como fábrica de formar analfabetos”- (Padre Lira, prefeito de Dom Inoscêncio).
           *A escola não está cumprindo seu papel, deixando a desejar em vários aspectos.
* ”Culpo o governo, porque deveria focar a educação familiar, como pode um aluno estudar, se não tem estrutura nenhuma e tem que trabalhar se quiser comer. Não consegue aprender com fome. Uma família que passa fome não está preocupada em educar seus filhos. Eu quando tinha seis anos de idade tinha que ir trabalhar e aprendia nos livros juntando as letras formando palavras como “MANGA” e assim muitas outras. Com 10 anos de idade fiz meu primeiro teste.
       Aprende-se em uma escola pública, federal, particular e até mesmo dentro de casa. Minha mãe tinha 91 anos e nunca foi a uma escola, mas aprendeu a ler nos colocando para ler, líamos até as rezas, e quando lia faltando alguma coisa ela logo nos lembrava que estava faltando algumas palavras. Educou-se ouvindo. (“Bezerra”-poeta autodidata). (A escola serve para que?)
                Vi á historia de Valéria aluna de 16 anos, que despertou para a poesia e para gosto pelos livros e por grandes nomes da literatura. Isso em uma cidade pobre, no sertão.
“Aqui na maioria das vezes não tem nem chance de sonhar. (Valéria-16 anos)
      Ela relata que outras pessoas, alunos a acham que ela é diferente por gostar de ler, gosta das obras de Vinícius de Morais, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade.
Mostra também um livro de Vinícius – “Poesia completa e prosa”.           
A educação não tem barreiras, depende da boa vontade do educador e do educando, acredito na educação como uma troca.  Consegue-se educar em qualquer lugar com criatividade e objetividade é necessário para alcançar o rumo certo.
Uma das coisas que chamou atenção foi o despreparo da professora sua expressão que não acredita na sua capacidade de escrever desta aluna, achando que ela copiava de alguém ou de algum lugar. (Pro dia nascer feliz)
           
Desenvolvimento:
       A escola tem suas dificuldades, mas nada que leve um educador a não buscar soluções, temos exemplos de pessoas que aprenderam na falta de materiais e espaço, pessoas que não aprenderam tendo o espaço e faltando o profissional da educação,pessoa que aprendeu pelo seu esforço próprio, mas que não teve um profissional preparado para auxiliar.
       “Falta entrosamento, o diretor tem que entender que embora famílias pobres, precisam de apoio. Em um estado de temperatura alta, falta ventiladores nas salas, 80% das escolas não tem computadores”.
“Temos uma educação invertida, estamos “deseducando” os jovens. Isso precisa mudar.” (José de Albuquerque- Desembargador de Teresina).
          Sabemos que pessoas fizeram seu trabalho diante de dificuldade, usando seus materiais brutos e lapidando a forma de educar e ser educado. Se aplicassem ali a carta de Paulo Freire, onde falava de que a educação se faz pela boa reflexão e pesquisa do professor. Tem que se preparar, capacitar, se formar antes mesmo das atividades docentes. Não existe ensinar sem aprender e que ler é uma operação difícil, exigente e gratificante.

Onde achar a solução na deficiência da educação?
  Na capacitação de professores e respeito ao educando. E preparar, construir, criar, descobrir, refletir, buscar e educar-se primeiro.
           “ ...Minha terra tem palmeiras, onde canta os sabiás...”
Valéria fez uma linda poesia de uma grandeza de alma onde ela mostra amor por sua terra mesmo diante de tantas dificuldades. Ela enfrenta em sua visão de pouca idade responsabilidades, falta de lazer, dificuldades financeiras, dificuldades sócio-econômicas, adversidade cultural e perca dos sonhos e da liberdade de expressão. Mas ela tem em sua educação algo que se chama espírito reflexivo e pesquisador, o que talvez faltasse em sua educadora. Saber que a escola está em cada um de nós e que a educação se em uma casa, uma escola, no meio do sertão. Cada um em sua cultura que recebeu de herança familiar e local.

Conclusão final de tudo que vi usando a Carta de Paulo Freire aos professores
Se analisarmos todos os relatos e colocarmos pontos em prioridades para formar opiniões e criar estratégias para fazer dessa escola um lugar desejável para o aluno e capaz de ver a educação como mudança de vida e objetivo de todos.
O educador tem que ser ouvintes e fazer de desafios e dificuldades uma razão a mais para educar com amor. A educação é uma troca. Temos que educar os alunos e temos que nos educar com educadores.
           A educação se faz em qualquer lugar, mesmo em lugares menos favoráveis e muitas vezes encontramos professores despreparados para lidar com o desenvolvimento de alguns alunos.
         O papel político do professor é aplicar em sua vida a experiência de grandes educadores, pesquisadores, observadores, reflexivos, oportunistas, usando as e dificuldades como desafio e material de trabalho, capacitando-se. Acima de tudo tem que se ter amor a educação e ter a humildade de entender que só se educa, educando-se.
        Foi fazendo todas as análises dos vídeos que pude lembrar cada trecho da Carta de Paulo Freire, onde ele fala que não existe ensinar sem aprender e que quem ensina aprende de um lado por reconhecer algo aprendido antes e do outro por observar o aprendizado do aluno.
Temos nossas histórias que trazemos de nossa Terra, nossos antepassados, isso chamamos de cultura, devemos usá-la para educar e sermos educados. Faltou no educador o que tinha na aluna poetisa, a busca, a motivação, superação de obstáculos. Realizar, colocar em pratica na vida aquilo que idealizou.  
          Não existe ensinar sem aprender e que ler é uma operação difícil, exigente e gratificante.
A leitura anterior é a do mundo, aquela que envolve a cultura de cada um, mas sem menosprezar a leitura abstrata. Interessante a experiência daquela “alfabetizanda” nordestina que fala com segurança: "Faço cultura. Faço isto". (Paulo Reglus Neves)

 
Bibliografia



 Freire P. Carta de Paulo Freire aos Professores. Estudos Avançados 2001, 15.