Tia Leonora ...cenoura

Este cantinho faço para deixar a todos os meus amigos a alegria de poder ser chamada de tia...professora...fessôra. Aqui coloco meu mundinho e meus pequenos, atividades,novidades,construindo um mundo no meio de papéis e tesouras e muita vontade de ensinar e aprender com eles. Quem ama ensinar, ajuda a enxergar mais longe. O lúdico caminha com a realidade e os sonhos serão possíveis se a arte de educar tocar aos corações.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Immanuel kant - Pensamentos de um grande filósofo da educação

df
    
    Falando sobre o que a educação é capaz de fazer na vida de uma pessoa








   Immanuel Kant nasceu em Königsberg na Alemanha em1724. Era filho de pequenos artesões e passou toda sua vida nessa cidade. Iniciou seus trabalhos como preceptor de crianças de famílias ricas. Doutorou-se em filosofia e tornou-se professor universitário. Até hoje Kant é considerado influente para o pensamento pedagógico. Immanuel Kant faleceu em 1804, também em Königsberg na Alemanha, devido a uma doença degenerativa. 


  Coisas que ele sempre defendeu em seus pensamentos e que fazem parte de muitos pensamentos de pequenos educadores de nossos dias:





Kant entende que a educação é o cuidado da “infância (a conservação, o trato), a disciplina e a instrução como formação.” (KANT, 1996, p. 11). O autor entende como cuidado “as precauções que os pais tomam para impedir que as crianças façam uso nocivo de suas forças.” (KANT, 1996, p. 11). Sobre a educação ele escreve ainda que “a espécie humana é obrigada a extrair de si mesma pouco a pouco, com suas próprias forças, todas as qualidades naturais, que pertencem à humanidade” (KANT, 1996, p. 12) e que “por um lado, a educação ensina alguma coisa aos homens e, por outro lado, não faz mais que desenvolver nele certas qualidades” (KANT, 1996, p. 15). Portanto, para Kant a educação é um processo pelo qual se desenvolvem as potencialidades inatas do ser humano.
O autor inicia a obra afirmando que “o homem é a única criatura que precisa ser educada" (KANT, 1996, p. 11), ou seja, o homem não é igual as outras espécies animais. Nas palavras de Kant os animais “não precisam ser cuidados, no máximo precisam ser alimentados, aquecidos, guiados e protegidos de algum modo. A maior parte dos animais requer nutrição, mas não requer cuidados” (KANT, 1996, p. 11). Portanto o homem necessita ser educado pois a educação é o processo pelo qual o homem passa para tornar-se homem, para desenvolver todas suas capacidades naturais: Nas palavras do autor “o homem não pode tornar-se um verdadeiro homem se não pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz.” (KANT, 1996, p. 15)
Além de entender que a educação é constantemente aperfeiçoada pelas gerações, Kant argumenta que esta deve estar sempre voltada ou preparando a criança para o futuro e não para o presente, ou seja, para um estado melhor. Assim sendo o autor escreve que deveriam dar as crianças “uma educação melhor, para que, possa acontecer um estado melhor no futuro” (KANT, 1996, p. 22-23).
Sobre os estágios ou divisões da educação Kant divide-a em educação física e educação prática. Para o autor

    
A educação física é aquela que o homem tem em comum com os animais, ou seja, os cuidados com a vida corporal. A educação prática ou moral[...] é aquela que diz respeito à construção (cultura) do homem, para que possa viver como um ser livre, o qual pode bastar-se a si mesmo, constituir-se membro da sociedade e ter por si mesmo um valor intrínseco. (KANT, 1996, p. 36)
   
  “Quanto mais costumes tem um homem, tanto menos é livre e independente” (KANT, 1996, p. 51) portanto deve-se tomar o cuidado para não mimar as crianças para que essas aprendam a fazer o que desejam sozinhas.
  
  “E o maior e o mais árduo problema que pode ser proposto aos homens.” (KANT, 1996, p. 20) e que “entre as descobertas humanas há duas dificílimas, e são: a arte de governar os homens e a arte de educá-los” (KANT, 1996, p. 21). Portanto, educar não é tarefa fácil. A educação exige compromisso, responsabilidade, requer que o educando se implique verdadeiramente no desenvolvimento pleno através dos estímulos, conselhos de seu educador.

                         Frases de Immanuel Kant...

   "A amizade é semelhante a um bom café; uma vez frio, não se aquece sem perder bastante do primeiro sabor."
      Immanuel Kan
    
     "Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais."
      Immanuel Kan


      "A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade."
           Immanuel Kant
          
            "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele."
     Immanuel Kant
    "É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas idéias."Immanuel Kant"Não há garantias. Do ponto de vista do medo, ninguém é forte o suficiente. Do ponto de vista do amor, ninguém é necessário."
"Quanto mais amor temos, tanto mais fácil fazemos a nossa passagem pelo mundo."
  "A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem."Immanuel Kant
  "Todo o conhecimento humano começou com intuições, passou daí aos conceitos e terminou com idéias."Immanuel Kant"Se vale a pena vivere se a morte faz parte da vida,então,morrer também vale a pena..."Immanuel Kant"A inumanidade que se causa a um outro, destrói a humanidade em mim."Immanuel Kant
"O homem é o único animal que precisa de trabalhar."Immanuel Kant







































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo ser humano é livre e sua expressões também, existe entre todos o respeito e é esse respeito que tenho por você que quero um pouco de volta...aqui brincamos sério...nossa arte é educar.