Tia Leonora ...cenoura

Este cantinho faço para deixar a todos os meus amigos a alegria de poder ser chamada de tia...professora...fessôra. Aqui coloco meu mundinho e meus pequenos, atividades,novidades,construindo um mundo no meio de papéis e tesouras e muita vontade de ensinar e aprender com eles. Quem ama ensinar, ajuda a enxergar mais longe. O lúdico caminha com a realidade e os sonhos serão possíveis se a arte de educar tocar aos corações.

terça-feira, 6 de julho de 2010

meu trabalho...caminhando na Pedagogia






MEMORIAL –
COMO CRESCER EM MEIO ÁS MUDANÇAS  DA EDUCAÇÃO






Por
Leonora Glória da Silva Villanova








CIDADE: JUIZ DE FORA
DATA: 23 DE MAIO DE 2010


1. INDRODUÇÃO
          

    Minha História começa no primeiro dia em uma escola de sala bonita e colorida, onde comecei a escrever ali meu livro-diário de como e educação se fez presente e importante na minha vida até hoje, fazendo pedagogia.

1.1- Objetivo

Traçar uma trajetória de minha vida escolar desde o jardim de infância até a minha presente experiência escola, a graduação à distância.
  

2. DESENVOLVIMENTO

          “Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda" ( Paulo Freire / 1921-1997 ).

 
             2.1- Meu jardim de infância

     
            Lembro-me bem dos meus primeiros dias dentro de uma escola, minha mãe naquela fase não estava preocupada ainda com meu futuro, mas via alí uma novidade, escola aceitando crianças bem pequenas no período da tarde...
- que coisa boa!- Ela imaginava
Era a chegada de uma escolinha particular com uma gestora enérgica e de uma aparência muito bonita, criada nos mínimos detalhes e com uma proposta de fazer alí, numa sala de jardim de infância 1, 2 e 3, logo em seguida primeira a quarta série primária. Sentia ali o cheirinho de limpeza, os gritos dos coleguinhas brincando e todos os horários cumpridos desde rezar, cantar, fazer trabalhinhos e a parte boa lavar as mãos para merendar e depois brincar. Nesse momento eu via muitas coisas acontecendo como aquele coleguinha que não queria sentar perto do outro porque era negro, outro criticando o pão dormido que o outro levou de merenda, o sapato furado no dedão do outro colega, aquele coleguinha que batia em todos da sala de aula, aquele que não obedecia a tia por nada e ficava de castigo. Era muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, se não bastasse minha mãe matriculou meu irmão mais novo que eu 2 anos, nossa ele chorava da hora que entrava até a hora da saída. 
Estudar naqueles anos em um jardim de infância era coisa rara, porque as crianças que não podiam pagar entravam na escola somente com 7 anos, quando ainda iam ser alfabetizado em cartilhas e muita decoreba.
Tenho hoje 38 anos e isso era a mais de 30 anos, quando a primeira LDB ainda não tinha sido ainda criada e postada.


          2.2 - Ensino Fundamental

Era dividido em 4 anos e depois mais 4 anos, ou seja, 1ª a 4ª série. Na primeira série, chegou o momento de começar a ler, era uma parceria da escola com os pais porque tínhamos que treinar a leitura em casa e fazer a tarefa, nessa fase era obrigatória a presença do aluno na escola, as crianças de escola pública não eram freqüentes e ás vezes, devido a reprovação, eram levados à evasão escolar, para os pais de pouco conhecimento os filhos não precisavam ir a escola.
A escola pública abriu suas portas e começou a arregaçar as mangas para que esses alunos viessem a cumprir aquela proposta de que se discutiam partidos de direita e esquerda, a quem pertencia a Educação, e mais; quem as receberia e como?
Será que alguns anos a frente ela seria direito de todos?
Formatura de quarta série, hora de conhecer outra escola, preparada para dar continuidade ao que aprendemos, agora já era hora de aprender mais e estando lendo e tendo noções de matemática.
Algumas crianças devido a falta de condições de comprar materiais escolares, merenda e até mesmo um calçado que os protegessem os pés, ficavam cada vez mais longe da escola até o dia em que paravam de vez e iam trabalhar com os pais.
Os alunos eram preparados para quando saíssem da oitava série dessem rumo novo em suas caminhadas, alguns iam tentar se formar em uma profissão para trabalhar mais tarde ou paravam ali mesmo com diploma de oitava série e iam buscar um trabalho que encontrassem e neles mirariam seu futuro. Mas muitas crianças continuavam sem ser alfabetizadas e sem freqüentar a escola se tornando então analfabetas. O tempo não parava para elas mais a educação era algo longe de suas realidades.

          2.3 - Ensino Médio - Cursos profissionalizantes

Lembro que meu pai me disse se quiser pode parar de estudar, seus irmãos é que têm que estudar, são homens, as mulheres depois se casam e vão cuidar de casa, filhos, não precisam assim de um diploma.
Mas para que eu me sentisse melhor eu queria continuar. Havia poucas opções de cursos e eu logo fiz minha escolha, na minha idade eles não eram públicos, eram poucas coisas disponíveis e em uma única escola, pareciam priorizar os meninos, deve ser impressão minha. Sei que optei por fazer magistério, não era porque sonhava em ser professora não, mas porque tinha 2 ou 3 opções e eu sem pensar muito e sem orientação em casa quis esse curso. No início para mim era apenas uma forma de me orgulhar em ser formada em segundo grau e ainda ter uma profissão.
Ao meu redor muita gente não quis dar continuidade e hoje eu sei que faltaram para eles estímulo e orientação que os alertasse da necessidade de chegar a algum lugar através dos livros, através da educação.
Virei uma professora, mas mesmo enfrentando todas as adversidades de uma sala de aula eu passei a gostar daquele mundo de letras, músicas, papéis e muito mais.
Tive e tenho muitas experiências para contar de dentro de uma sala de aula, quando se ouvia falar de inclusão social, eu já tinha passado por isso, aprende e cresce como educador aquele que tem a educação no coração faz dela seu orgulho.


         2.4 - Formação no curso de  Pedagogia – Ensino á distância

Hoje depois de ter ouvido muitas vezes que os professores teriam até o ano de 2007 para estarem mais preparados para uma sala de aula através de um diploma de formação superior, era mais uma da realidade de nosso país, curso superior era algo que necessitava de tempo e de dinheiro também, nem todas as cidades tem uma faculdade e ainda se torna uma fatia pequena de pessoas que tem condições de se sentar em uma daquelas cadeiras. Mesmo tendo muita história para contar dentro de minha caminhada como professora, ainda tinha uma incompleta e estava na hora de voltar a me encontrar com meu crescimento educacional.
Acho que o governo tem feito muitas mudanças na educação para melhor, mas ainda assim é deficiente, para mudar mesmo o perfil da educação brasileira.
Quando ouvia falar que poderíamos ter a oportunidade de estudar sem estar presente em uma sala de aula presencial, achei: será que isso funciona? Comecei a estudar e vejo que a cara da educação junto á tecnologia mudou e continua a mudar e sinto que educadores mostraram o caminho para que eu pudesse perceber que a educação levada a serio trás benefícios ao ser humano. Isso contribuirá para que profissionais aprendam a se desafiar em um mundo reflexivo e onde a pesquisa nos leva a pensar e assim a descobrir como é perfeito o mundo da educação.
Educação direito de todos, vamos fazer valer essa frase de anos e anos nos preparando para fazer mais como pessoas que entendem que são lentas as mudanças na educação e no cumprimento das Leis, principalmente da LBD, mas se cruzarmos os braços acabamos esquecendo que a mudança vem, mesmo que seja em passos pequenos, mas ela vem.
Cresci em meio ás mudanças na educação e vivi essa mudança em minha vida.


3. CONCLUSÃO

            A partir do desenvolvimento deste trabalho pode-se concluir que a educação é um privilégio de poucos. Sendo assim, desde as décadas passadas até os dias atuais o acesso a uma sala de aula é restrito aos poucos, somente a uma camada da população. Embora hoje essa elitização da educação seja um pouco reduzida ainda há um longo caminho a ser percorrido até a




                                                                                                                    
















  
                          

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