“São as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver.
Elas não têm
saberes a transmitir.
No entanto,
elas sabem o essencial da vida.”
“Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir
jamais será sábio.”
Rubem Alves
Sei que quem ama educa e não usa de artifícios para se desculpar daquilo que não sabe fazer.
De uma forma encantadora vi essas palavras e me encantei, e agradeci a Deus por me sentir tão educadora nessa hora, porque eu educava com o coração e uma forma de se tornar isso visível é me transportar para o mundo de cada criança e ver a realidade de vida, os sonhos, as tristezas , os medos, o ter e o não ter.
Me lembrei de minha infância , quando fui bem cedo para a escola, pois a década de 70 , as crianças iam para a escola com 7 anos e eu pude ter a felicidade de ir ates do 7 anos para uma Escolinha particular com uma grande mulher, chamada Helena Dária na direção...eu era tão pequena que a escola parecia enorme e era tudo feito para cada criança, desde as cadeirinhas e mesas as caixas de fantoches que me fascinavam...um dia eu vou contar histórias e estórias com a facilidade das fadas e com a alegria de um coração que sonha.
A educação me fez crescer e acordar para a realidade de ser mãe, e de viver qualquer obstáculo da minha vida , mostrando uma mãe amorosa e amiga...daquelas que adora ouvir as gargalhadas de uma criança, era como música de anjos, presença de Deus e sensação de que consegui fazer algo bom. Assim sempre fiz em minha sala de aula, quer ser amiga? se faça amiga.Quer ser especial? se faça especial.E assim eu passei a adorar a cada aluo que tinha e a ter meu método de trabalhar, sempre usando as mesmas frases : não gosto que gritem comigo então ão gritarei com vocês...não gosto de castiguinhos , então isso não existe na minha sala...aqui é um pedacinho da casa de cada um...o que fazemos em nossa casa?
Quando leio algo sobre educação e sobre estar dentro de uma sala de aula e nesse tempinho fazer o melhor de sí e entender o mundinho que todos tem dentro de sí, é maravilhoso.
Resolvi fazer alguns ajustes em minha sala...vamos refazer nossa semana aqui...segunda-feira, sala de vídeo, pesquisaremos e usaremos vídeos educativos e comecei com O CONTADOR DE HISTóRIAS, eles ficaram fascinados com a riqueza de história de vida e eu cada vez mais deslumbrada com essa pessoa chamada Carlos e que fantástica pedagoga, Deus nos mostra sua grandeza e a capacidade do amor.
A sala de vídeo ficou maravilhosa e eles queriam saber mais e comentavam aquilo que viam, foi muito bom.
Mas como crianças são aqueles pequenos que precisam de espaço e de uma novidade...fizemos uma troca, trabalhamos e na sexta fazemos um campeonato de vídeo game. Isso porque trabalho com crianças (pré -adolescentes) e em uma instituição, nem todas tem um vídeo game em casa...vamos assim compartilhar e dar oportunidades iguais e sobre a troca, desenvolvemos um trabalho em conjunto, criamos coisas novas e vontade de nos destacar em uma determinada coisa, nos espelhando em exemplos de vidas.
Adoro o que faço e faço com amor...Sou Leonora...tia...professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo ser humano é livre e sua expressões também, existe entre todos o respeito e é esse respeito que tenho por você que quero um pouco de volta...aqui brincamos sério...nossa arte é educar.