Tia Leonora ...cenoura

Este cantinho faço para deixar a todos os meus amigos a alegria de poder ser chamada de tia...professora...fessôra. Aqui coloco meu mundinho e meus pequenos, atividades,novidades,construindo um mundo no meio de papéis e tesouras e muita vontade de ensinar e aprender com eles. Quem ama ensinar, ajuda a enxergar mais longe. O lúdico caminha com a realidade e os sonhos serão possíveis se a arte de educar tocar aos corações.

quarta-feira, 28 de abril de 2010



      Projeto:  Aqui se dança sério




   Tema:  Música e respeito, sou adolescente que vê o futuro.


   Alunos por faixa etária:  12 anos a 16 anos
  
   Motivo: Conhecer a realidade de onde moram;
            Conhecer o que ouve e diz gostar;
            Levá-los a pesquisar, ler, escrever, discutir temas;
  
    Música usada: Hip hop
    O que é hip hop pequisado por alunos de idade entre 12 anos e 16 anos


   Meu nome é Nayara  tenho 14 anos e gosto do que ouço pesquisei então o que era essa coisa contagiante de passos ensaidados.
        
Movimento revolucionário ? Movimento social ? Ou apenas um movimento juvenil ? Creio que o Hip-Hop é tudo isso e muito mais. O termo Hip-Hop foi estabelecido, por volta de 1968, pelo negro Afrika Banbaataa, inspirado em duas movimentações ciclicas. A primeira delas estava na forma cíclica pela qual se transmitia a cultura dos guettos norte-americanos. A segunda estava justamente na forma de dançar mais popular da época, ou seja, saltar (hop) movimentando os quadris (hip). Era um convite à festa.

Nesta época (década de 60) proliferou-se uma grande discursão sobre direitos humanos e, nesta ordem dos fatos, os marginalizados da sociedade de Nova Iorque se articularam para fazer valer suas propostas na eliminação das suas enquietações. Assim surgiram grandes líderes negros, como Martin Luther King e Malcom X, e grupos que lutavam pelos direitos humanos com os Panteras Negras. E esse ambiente influenciou, bastante, os primeiros praticantes do Hip-Hop, principalmente artistas como Isaac Hayes que faziam os habitantes do guetto dançarem que músicas que eles mesmo intitulavam de "Raps", a exemplo dos "Ike's Raps" contidos nos LP's de Hayes, que eram compostos por uma base musical dançante acompanhado de rimas faladas que seguiam o ritmo. Além disso, a mensagem contida nas letras era informatica de alto teor político-social.
Portanto, juntando a música (Rap), a dança (Break) e a arte plástica (Grafite) você têm todos os elementos que deram origem ao Hip-Hop.



No Brasil, o Hip-Hop chegou no início da década de 80 por intermédio das equipes de baile, das revistas e dos discos vendidos na 24 de Maio (São Paulo). Os pioneiros do movimento, que inicialmente dançavam o Break, foram Nelson Triunfo, depois Thaíde & DJ Hum, MC/DJ Jack, Os Metralhas, Racionais MC's, Os Jabaquara Breakers, Os Gêmeos e muitos outros. Eles dançavam na Rua 24 de Maio, mas foram perseguidos por lojistas e policiais; depois foram para a São Bento e lá se fixaram. Houve um período de divisão entre os breakers e os rappers, os primeiros continuaram na São Bento, os outros foram para a Praça Roosevelt.

O Rap, a principio chamado de "tagarela", ascende e os breakers formam grupos de Rap. Em 1988 foi lançado o primeiro registro fonográfico de Rap Nacional, a coletânea "Hip-Hop Cultura de Rua" pela gravadora Eldorado. Desta coletânea participaram Thaide & DJ Hum, MC/DJ Jack, Código 13 e outros grupos iniciantes.
Nesse período de ascensão do Rap, a capital paulista passou a ser governada por uma prefeitura petista, o que muito auxiliou na divulgação do movimento Hip-Hop e na organização dos grupos. Por esse motivo foi criado em agosto de 89 o MH2O - Movimento Hip-Hop Organizado, por iniciativa e sugestão de Milton Salles, produtor do grupo Racionais MC's até 1995. O MH2O organizou e dividiu o movimento no Brasil. Ele definiu as posses, gangues e suas respectivas funções.
Nesse trabalho de divulgação do Hip-Hop e organização de oficinas culturais para profissionalização dos novos integrantes, não podemos esquecer de citar a participação do músico de reggae Toninho Crespo. Este trabalho teve sua
continuidade no município de Diadema com o profissionalismo de Sueli Chan
(membro do MNU - Movimento Negro Unficado).

O ESTYLO DE VIDA E SIMPLES COM TAGS GRAFFITIS BREAK RAP E OUTROS ARGUMENTOS
Vc tera que imaginar como surgiu,ñ!
ohiphop veio da africa em 1812 com ele o graffiti e o restante porque hiphop
Era uma forma de rebelião ou de os negros se expressarem
a melhor manerira de um b.boy se expresar é fazendo graffitis ou tags... 



Um caminhão; Tamanho real=240 pixels de largura







    Material : televisão, dvds,cds,revistas, livros,papéis,cola,caneta,lápis,borracha,tinta


     Objetivo: Aproximar o aluno a escola e respeitar seu mundo , limitando seu espaço.
                 Socialização;
                  Linguagem corporal e visual;
                  Usar o corpo para algo bom;
                  Conhecer o corpo e respeitá-lo;
                   Fazer exercícios físicos.



   Atividades: dança
                    Necessário ensaios, pesquisas, conversa de grupo




Distribuição de responsabilidades:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo ser humano é livre e sua expressões também, existe entre todos o respeito e é esse respeito que tenho por você que quero um pouco de volta...aqui brincamos sério...nossa arte é educar.