Este cantinho faço para deixar a todos os meus amigos a alegria de poder ser chamada de tia...professora...fessôra. Aqui coloco meu mundinho e meus pequenos, atividades,novidades,construindo um mundo no meio de papéis e tesouras e muita vontade de ensinar e aprender com eles. Quem ama ensinar, ajuda a enxergar mais longe. O lúdico caminha com a realidade e os sonhos serão possíveis se a arte de educar tocar aos corações.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Todas as mulheres do mundo
Figura feminina e a afetiva
O dia das mães está próximo e muitos alunos tem seus presentes mas não tem a quem presentear.Esse é um dilema que muitos professores tem encontrado.
E possível propor uma atividade de criação de presentes que os alunos levarão para casa se nem todos tem a quem presentear? Além das crianças que são criadas pela avó ou pela tia, há cada vez mais estruturas familiares que fogem do tradicional. E o caso dos pais que se separam, se casam de novo com outras parceiras e levam consigo o filho da primeira, segunda, terceira união. de repente a criança percebe que não tem apenas uma mãe, mas várias: a biológica, a madrasta, a nova namorada do pai...
E importante então que a criança tenha em mente nesse dia a mãe como mulher que cuida.
Li uma matéria na revista Nova Escola onde alunos depois de ler o livro SE AS COISAS FOSSEM MÃES, eles criaram os próprios personagens:a Mãe Televisão,Mãe Lua , a Mãe Terra, a Mãe Música,etc
Trabalharam a data de forma diferente sem esquecer as necessidades do alunos, eles perceberam que a figura materna estava em muitas coisas,não importando se é mãe postiça, mãe vovó ou mãe titia, sem falar no pai que muitas vezes também é mãe.
Primeiro passo:
Trabalhar conceitos como afeto e sensibilidade.
Segundo passo:
Reforce que a mãe é aquela que se ocupa da criança, coloca a meia quando está frio, faz aquele caprichado almoço, etc.
Terceiro passo:
Faça um mural
Para reconhecer a figura da mãe com afetividade , use fotos de mães de várias etnias, níveis sociais e econômicos e profissões. coloque figuras de pessoas em atividades.
Promova debates do que é mãe e sua importância.
Anote tudo o que for falado pelas crianças.
Depois dê folha para que elas deixem ali a pessoa mais cuidadosa com ela nesses dias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo ser humano é livre e sua expressões também, existe entre todos o respeito e é esse respeito que tenho por você que quero um pouco de volta...aqui brincamos sério...nossa arte é educar.