Tia Leonora ...cenoura

Este cantinho faço para deixar a todos os meus amigos a alegria de poder ser chamada de tia...professora...fessôra. Aqui coloco meu mundinho e meus pequenos, atividades,novidades,construindo um mundo no meio de papéis e tesouras e muita vontade de ensinar e aprender com eles. Quem ama ensinar, ajuda a enxergar mais longe. O lúdico caminha com a realidade e os sonhos serão possíveis se a arte de educar tocar aos corações.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Novo jeito de trabalhar minha sala de aula

        Meu diário,



    E vamos a luta, papel, canetas coloridas, cartolinas, músicas e muita conversa. Acho que foi um momento bem agradável, nós pudemos falar de tudo e tentar amenizar a forma que essa idade tem de resolver suas diferenças com as mãos, já assisti vários documentários falando da educação e ainda no momento não esqueço sobre uma garota que morava no sertão nordestino e que apaixonada por livros clássicos de grandes poetas e pensadores, destacou-se ao escrever poesias, que nem sua professora acreditava ser ela a autora. 
   Tenho uma crença diferente no ser humano, acho que existem afinidades maiores sobre alguma matéria e isso vem do próprio ser, que se não for bem trabalhada pode ser perder no tempo e aqueles que não se perdem são verdadeiros seres iluminados e guerreiros, pois fizeram  com que sua voz não se calasse, e que sua sede de saber fosse muito maior.

   Começo aqui o diário de uma professora...

   Sou uma mulher de 39 anos, 3 amados filhos, alunos que por minha sala passaram...perdi a conta, mas no momento atual com uma sala com 23 alunos frequentes. Não sou nenhum gênio e nem uma grande pensadora ou mesmo educadora, sou somente, uma professora que gosta do que faz e aprende a todo momento, cresce a cada experiência vivida. Sei que tudo o que ganho é um sorriso gostoso, uma confiança é de dar inveja, isso não tem preço, sem falar aquele abraço gostoso quando chego para trabalhar.


   Estamos trabalhando o tema RESPEITO e descobri cada coisa que quero compartilhar.
   Stephanny - 9 anos- uma menina linda que percebi o quanto expressa em papéis seus sentimentos, faz lindos desenhos, bem cheio de detalhes e conta nele sua história, sua alegria e seus sonhos.
    Luíza -9 anos- mostrou como tem coisas para contar e percebi que as vezes é preciso deixá-los ser um pouco mestres e chegar a conclusão de muitas citações feitas por nosso amado Paulo Freire.



   A nossa tarde foi bem proveitosa e pretendemos fazermos uma surpresa as visitas que aguardamos na semana que vem...eles não sabem mais será apresentados vídeos e documentários que fizemos juntos, exposições de trabalhos e cartazes.

     Descobri em minha sala pequenos artistas e grandes sonhadores, isso me faz feliz.Quando lembro a 3 anos atrás quando cheguei e perguntava sobre como eles se viam a alguns anos a frente e  algumas crianças diziam que queria não mais ter que estudar, que não imaginavam nada, isso doía na alma e um de meus trabalhos foi vender sonhos. No mesmo momento que falava sério fazia o lúdico surgir "...quando estiver passando mal como estou hoje quero saber quem será o médico ou a médica que vai me atender..."  
     E assim com muitas outras profissões, e das profissões a consciência de que só buscamos um lugar melhor, uma vida melhor, tendo como degraus a educação.
    Hoje sei que temos muito para fazer e construir juntos e podemos sonhar em pequenas coisas e aprendemos a descobrir pequenos talentos e isso me deixa feliz em saber que o efeito é como um conta gotas, mas é em pequenas gotas que inundaremos um futuro melhor.


  Um trabalho bem legal foi o uso de massinhas de modelar e aprendemos que se pode construir , transformar materiais e como usamos nossa forma de raciocinar, visualizar,percebemos que somos capazes.






    Por hoje dia 25 de abril,
                           Leonora



  
  

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo ser humano é livre e sua expressões também, existe entre todos o respeito e é esse respeito que tenho por você que quero um pouco de volta...aqui brincamos sério...nossa arte é educar.