Tia Leonora ...cenoura

Este cantinho faço para deixar a todos os meus amigos a alegria de poder ser chamada de tia...professora...fessôra. Aqui coloco meu mundinho e meus pequenos, atividades,novidades,construindo um mundo no meio de papéis e tesouras e muita vontade de ensinar e aprender com eles. Quem ama ensinar, ajuda a enxergar mais longe. O lúdico caminha com a realidade e os sonhos serão possíveis se a arte de educar tocar aos corações.

domingo, 24 de abril de 2011


   Programa que visa trabalhar com os alunos do PETI
            Valores morais               


    Programa sou  PETI e amigo do PEAS

    Professora: Leonora  e alunos   
    Local: PETI
   

      

  Relatório do educador:

    Estou procurando uma parceria em meu trabalho diário feito em meu local de trabalho e aliado a proposta educacional, visto que o Programa PETI, visa erradicar o trabalho infantil e trazer para esse local crianças e adolescentes em meios a vunerabilidade  social, sabemos que a pobreza e a falta de uma base educacional e religiosa leva algumas crianças a se deparar com a violência física, emocional e até mesmo sexual.
   
   O programa trás a essas crianças um local de respeito onde elas tem profissionais capacitados para desenvolver trabalhos específicos e mais ainda transferir a elas valores como amor, respeito, solidariedade e socialização.
     Mas como disse nosso amado Paulo Freire “...o homem é um ser inacabado...” e sabemos que isso é verdade, estamos passando por um constante aprendizado assim como nossos alunos, ou seja, ninguém sabe o suficiente para não ter necessidade de aprender , renovar, melhorar e rever conceitos.
     Como facilitadora PEAS, vejo que sozinha não sou capaz de mudar ou construir algo novo, acredito que é necessário um grupo de pessoas.

        


         Estamos aguardando o PEAS  no programa


       O PEAS tem feito a DIFERENÇA em meu trabalho e de uma forma as vezes silenciosa mas em atitudes e ações.
       Fizemos pequenos documentários em uma conversa bem á vontade dos alunos e trabalhamos cartazes falando da diferença física de cada ser...cor da pele, naturalidade,deficiências físicas, apelidos dados, a cultura que diferencia os meninos das meninas, as diferenças do corpo, a escolha e constituição familiar.
      Chamo isso de base de instrução que tive no curso de facilitador PEAS, parece pequeno isso mas aplicado em um projeto social é maravilhoso.
       Trabalho para que meus alunos e todos os alunos que freqüentam o PETI tenham orgulho da casa que os acolhe e passe a frente respeito, e os valores que lhes são dados não em palavras somente.
      Mas uma criança ou adolescente que vive em um LAR violento, aprende a viver e ver que essa é a forma de agir que julga correto.
       O preconceito nasce unto com eles e é vivido no seu dia a dia e “... se não gosto do que me chamam” ou dizem :”...passo a frente...outro também vai sentir o que sinto...”

         

                  Violência
         
      A violência é uma forma de defesa e isso nos preocupa como educadores e acho que temos a obrigação de dar a esses alunos a descoberta de seus sonhos e de respeito.
      

     Temos observado mudanças maravilhosas nessas crianças, mas é lenta e para isso estou pedindo a senhora Cacilda e Cristine do PEAS de Santos Dumont uma ajuda ou um trabalho em especial voltado a cidadania e valores morais.

      Essa semana  estaremos mandando fotos de coisas trabalhadas, quando vamos executar uma tarefa divido em minha sala grupo de 6 crianças e adoro ver relatos em desenhos e anotações. Mas isso sem forçar tem que ser o natural deles.
  


            Minha sala é barulhenta

    Elas falam o tempo todo, tudo é motivo para um bate papo e é nele que vejo a necessidade de tal ajuda.

         Objetivo:     Incutir normas de valores como respeito;
                                      Evitar reações de violência;
                                      Socializar;
                                      Trabalhar cada item de valores morais;
                                      Ver que o  preconceito não  é algo interessante;
                                      Temos que respeitar para sermos respeitados.
              

            Conclusão:  Fazermos nosso futuro e nosso presente melhor conscientizando para um mundo sem violência.
                            

           Desde já agradeço a atenção disponibilizada.

                       Um abraço,
                               Leonora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo ser humano é livre e sua expressões também, existe entre todos o respeito e é esse respeito que tenho por você que quero um pouco de volta...aqui brincamos sério...nossa arte é educar.