Programa que visa trabalhar com os alunos do PETI
Valores morais
Valores morais
Programa sou PETI e amigo do PEAS
Professora: Leonora e alunos
Local: PETI
Relatório do educador:
Estou procurando uma parceria em meu trabalho diário feito em meu local de trabalho e aliado a proposta educacional, visto que o Programa PETI, visa erradicar o trabalho infantil e trazer para esse local crianças e adolescentes em meios a vunerabilidade social, sabemos que a pobreza e a falta de uma base educacional e religiosa leva algumas crianças a se deparar com a violência física, emocional e até mesmo sexual.
O programa trás a essas crianças um local de respeito onde elas tem profissionais capacitados para desenvolver trabalhos específicos e mais ainda transferir a elas valores como amor, respeito, solidariedade e socialização.
Mas como disse nosso amado Paulo Freire “...o homem é um ser inacabado...” e sabemos que isso é verdade, estamos passando por um constante aprendizado assim como nossos alunos, ou seja, ninguém sabe o suficiente para não ter necessidade de aprender , renovar, melhorar e rever conceitos.
Como facilitadora PEAS, vejo que sozinha não sou capaz de mudar ou construir algo novo, acredito que é necessário um grupo de pessoas.
Estamos aguardando o PEAS no programa
O PEAS tem feito a DIFERENÇA em meu trabalho e de uma forma as vezes silenciosa mas em atitudes e ações.
Fizemos pequenos documentários em uma conversa bem á vontade dos alunos e trabalhamos cartazes falando da diferença física de cada ser...cor da pele, naturalidade,deficiências físicas, apelidos dados, a cultura que diferencia os meninos das meninas, as diferenças do corpo, a escolha e constituição familiar.
Chamo isso de base de instrução que tive no curso de facilitador PEAS, parece pequeno isso mas aplicado em um projeto social é maravilhoso.
Trabalho para que meus alunos e todos os alunos que freqüentam o PETI tenham orgulho da casa que os acolhe e passe a frente respeito, e os valores que lhes são dados não em palavras somente.
Mas uma criança ou adolescente que vive em um LAR violento, aprende a viver e ver que essa é a forma de agir que julga correto.
O preconceito nasce unto com eles e é vivido no seu dia a dia e “... se não gosto do que me chamam” ou dizem :”...passo a frente...outro também vai sentir o que sinto...”
A violência é uma forma de defesa e isso nos preocupa como educadores e acho que temos a obrigação de dar a esses alunos a descoberta de seus sonhos e de respeito.
Temos observado mudanças maravilhosas nessas crianças, mas é lenta e para isso estou pedindo a senhora Cacilda e Cristine do PEAS de Santos Dumont uma ajuda ou um trabalho em especial voltado a cidadania e valores morais.
Essa semana estaremos mandando fotos de coisas trabalhadas, quando vamos executar uma tarefa divido em minha sala grupo de 6 crianças e adoro ver relatos em desenhos e anotações. Mas isso sem forçar tem que ser o natural deles.
Minha sala é barulhenta
Elas falam o tempo todo, tudo é motivo para um bate papo e é nele que vejo a necessidade de tal ajuda.
Objetivo: Incutir normas de valores como respeito;
Evitar reações de violência;
Socializar;
Trabalhar cada item de valores morais;
Ver que o preconceito não é algo interessante;
Temos que respeitar para sermos respeitados.
Conclusão: Fazermos nosso futuro e nosso presente melhor conscientizando para um mundo sem violência.
Desde já agradeço a atenção disponibilizada.
Um abraço,
Leonora
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Todo ser humano é livre e sua expressões também, existe entre todos o respeito e é esse respeito que tenho por você que quero um pouco de volta...aqui brincamos sério...nossa arte é educar.